Muitos brasileiros têm o desejo de se mudar para Portugal para que seus filhos frequentem as escolas em Portugal já que tem um ensino de qualidade e, assim, tenham um futuro de sucesso. Aqui no Brasil, para ter um bom ensino é necessário colocar os filhos em escolas privadas, mas em Portugal, a escola pública, além de gratuita, é bem referenciada no mundo todo.
Neste artigo vamos tirar suas principais dúvidas de como é a escola pública de Portugal, como matricular seus filhos etc.além de curiosidades sobre o funcionamento do ensino português.
Como é a estrutura do ensino português?
É necessário que as crianças estejam matriculadas nas escolas em Portugal a partir dos 6 anos. A escola é dividida em ensino básico e ensino secundário.
No ensino básico há o 1°, 2° e 3°. O 1° ciclo representa o primeiro ano até o quarto ano, ou seja, corresponde a idade dos 6 aos 9 anos de idade. O 2° ciclo representa o quinto e sexto ano e corresponde à idade dos 10 aos 11 anos. Finalmente, o 3° ciclo representa o sétimo ao nono ano e corresponde a idade dos 12 aos 14 anos.
Depois do ensino secundário, vem o ensino básico que representa o décimo até o décimo segundo ano, ou seja, 3 anos de estudo, e corresponde a idade dos 15 até os 17 anos. Além disso, no ensino secundário o aluno já deve escolher uma área para direcionar seus estudos pensando na profissão que pretende seguir.
Como é o ano letivo nas escolas em Portugal?
O Ano letivo nas escolas em Portugal se inicia em setembro e possui três trimestres.
O primeiro trimestre começa em meados de setembro e termina em dezembro. Em seguida há as férias de Natal o qual são duas semanas de descanso e logo depois as aulas voltam em janeiro.
O segundo trimestre começa em janeiro e termina no fim de março. Entre o final de março e começo de abril há as férias de Páscoa, o qual são mais duas semanas de descanso.
Por fim, o terceiro trimestre começa em abril e termina em junho. Em seguida, vem as férias escolares de verão. Durante as férias de verão nas escolas em Portugal, são oferecidas atividades para as crianças e jovens se ocuparem.
Em relação ao horário, as aulas começam às 9h00 e acabam às 15h30 com intervalo para almoço.
Como fazer a matrícula nas escolas em Portugal?
Normalmente a matrícula-se o aluno em uma escola em Portugal próxima de onde você está morando. Logo, é necessário primeiro buscar um agrupamento escolar do bairro (freguesia) onde lá você informará a escola que fica mais próxima da sua residência.
Para identificar o agrupamento de acordo com a localidade, você pode acessar o site Dgeste.
Caso você possua dois filhos, eles deverão estudar na mesma escola a não ser que haja diferença de ciclo.
Caso você ainda esteja no Brasil, para realizar a matrícula em na escola em Portugal, é necessário providenciar o histórico escolar original e apostilado, se possível completar a caderneta de vacinação da criança, ter em mãos a certidão de nascimento da criança apostilada, NIF e PB4.
Chegando em Portugal, é necessário que você leve a caderneta no centro de saúde de Portugal para validação. Posteriormente, leva-se esses documentos para realizar a matrícula da criança e a escola informará se haverá necessidade de providenciar algo a mais.
Há algum custo no ensino público português?
A escola pública em Portugal não é paga, mas há a necessidade de custear material escolar, como lápis, borracha, caderno etc. Exige-se que o aluno tenha materiais específicos, como, por exemplo livros didáticos para cada matéria.
Alguns livros didáticos são possíveis de adquirir gratuitamente através da emissão de voucher pelo site Manuais Escolares Gratuitos.
Além disso, é necessário comprar materiais específicos para matérias como educação musical e visual (artes), como por exemplo, tintas, compasso, pincel, flauta etc. Mas toda essa lista de materiais é dada para os alunos para que eles entreguem aos pais.
Em algumas escolas públicas há a necessidade do uniforme, também custeado pelos pais. Além disso, é necessário comprar roupa de esporte para as aulas de educação física.
Os pais também devem pagar pelas refeições de seus filhos e o valor varia de acordo com a categoria do escalão (A, B e C).
Logo, o escalão A são famílias de baixa renda e, portanto, os filhos são isentos de pagar pela refeição escolar.
O escalão B são famílias que estão entre a situação de baixa renda e adaptável normal e os pais devem pagar 0,73 euros para as refeições escolares.
Por último, o escalão C corresponde às famílias que possuem condições adequadas, e, portanto, os pais pagam 1,46 euros para as refeições escolares.
Lembrando que, estes valores são referentes a uma refeição por dia para cada filho.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e parentes e, se você quiser saber mais sobre como estudar em Portugal, clique AQUI
Além disso, confira sobre Residência Permamente: Tudo O Que Você Precisa Saber