O sonho de muitos brasileiros é ter uma boa qualidade de vida e estabilidade financeira e ir para Portugal é uma das opções que os brasielros buscam para usufruir dessa qualidade de vida. Porém saiba que não é fácil conquistar mudar de país
Se você optou por mudar de país para buscar uma melhor qualidade de vida, então você vai ter muito trabalho pela frente. Se você não está pronto para se dedicar ao máximo, não está comprometido, está com dúvidas de imigrar então o melhor a se fazer é não ir para Portugal. Mas se você está comprometido a ir para Portugal, é pessoa que vai fazer o possível para realizar esse sonho e não quer cometer erros, então a lista a seguir ajudará você a ter uma noção do que você vai enfrentar e o que você não deve fazer.
Saudade
Pode ter certeza que você vai ter muita saudade da família que você criou e/ou da família que te criou.
Com relação a família que você criou aqui no Brasil, em alguns casos, por exemplo, pode acontecer de você ter que ir primeiro para Portugal e depois de algum tempo sua família te encontrar lá. Isso pode acontecer pois é comum que às vezes você tenha que resolver algumas questões da imigração em Portugal e, durante um tempo, você pode ficar afastado da família que você construiu aqui no Brasil.
O tempo varia muito de pessoa para pessoa. Às vezes a pessoa nem fica afastada da família que está no Brasil, ou seja, toda a família vai junto para Portugal. As vezes ela pode ficar afastada por seis meses por exemplo até que consiga reunir sua família no país português.
Em relação a família que te criou, ou seja, pai, mãe, irmãos, tio, tia, etc…. não tem jeito, a saudade sempre vai permanecer.
Mas é importante ressaltar que, se o seu sonho de morar em Portugal para proporcionar uma vida de qualidade a sua família, para ter segurança, para ter uma boa educação, for realmente forte, então siga em frente. Não desista desse sonho.
Com o tempo você vai aprendendo a lidar com a saudade. Além disso, só porque você está em outro país não quer dizer que você nunca mais vai poder ver aqueles que ama. Você vai poder ver sim, só que com menos frequência.
Ficar sem Dinheiro
Esse tópico é extremamente importante! Se você ficar sem dinheiro em Portugal é porque você não soube criar um bom planejamento para ir para fora do país.
Ter um bom planejamento significa ter um cronograma das tarefas que pretende fazer, fazer listas de documentos, fazer planilhas para controlar seus gastos, estudar sobre Portugal e seus costumes (preço de supermercado, gasolina, transporte público, etc)
Um bom planejamento faz com que você não tenha grandes surpresas que possam arruinar o seu sonho de morar em Portugal.
Se você quiser saber mais sobre planejamento, no Capítulo 2 do Ebook Guia Definitivo de 6 Passos Essenciais para Você Morar em Portugal, fala sobre como ter um bom planejamento financeiro.
E o melhor de tudo é que é gratuito! Basta clicar aqui para adquiri-lo.
Não se Adaptar
Muitas pessoas tem dificuldade de se adaptar porque não se permite viver a cultura do país em que ela está. Se prende muito com brasileiros e acabam não se permitindo conhecer as pessoas nativas de Portugal
Quando você conhece pessoas nativas, você se sente muito mais imerso naquele ambiente. Ou seja, você aprende mais sobre a cultura e você se sente mais parte daquela terra.
É claro que em Portugal há muitas referências brasileiras. Por exemplo, os portugueses têm o costume de consumir conteúdos brasileiros. Mas é importante ter essa mente aberta para poder também aprender sobre a cultura de Portugal.
Meia Vontade Não Dá
Se você realmente tem o sonho de se mudar para Portugal você tem que se jogar de corpo e alma. “Ah eu tenho esse sonho!”. Será mesmo?
Você seria capaz de vender tudo aqui no Brasil, como casa, carro, para ir morar para Portugal? Se sua resposta for não, sinto lhe dizer, mas você não está preparado para morar em Portugal.
É importante que você se jogue de corpo e alma nessa experiência. Mas lembre-se, quando eu falo de se jogar de corpo e alma, não é fazer as coisas de qualquer jeito.
Se jogue de corpo e alma, mas tenha consciência das suas ações. Por exemplo, se o seu sonho é realmente morar fora, não adianta você já vender a sua casa amanhã e no mês seguinte já estar embarcando para Portugal. Como eu falei no tópico anterior, é necessário um bom planejamento
Logo, tenha em mente que você precisa levar a sério o seu sonho. Seja pé no chão, mas batalhe para conseguir atingir o seu objetivo.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares! E se você quer saber o Passo a Passo Detalhado de Como Morar em Portugal, clique AQUI!
E se você quiser conhecer mais do conteúdo, não deixe de conferir Vistos de Estudantes para Portugal: Quais são os Tipos