Atualmente, o sonho de muitos brasileiros é conseguir o visto de estudante para estudar em Portugal, tendo em vista que há diversas universidades e escolas de boa qualidade.
Porém, não é uma tarefa fácil. Logo, é necessária muita preparação para que finalmente seja possível realizar o sonho.
E, é comum surgirem às vezes dúvidas sobre qual visto tirar para poder estudar. Neste artigo vamos falar de três tipos de vistos para estudantes.
Tipos de Visto
- Visto E9
O visto E9 é o visto de estada temporária. Este visto é para aquelas pessoas que vão estudar em Portugal por, no mínimo, 3 meses e no máximo 12 meses.
Logo, se você pretende realizar um curso em um estabelecimento de ensino ou de formação profissional por até 12 meses, este visto é o ideal para você.
- Visto D4
Este visto é para aquelas pessoas que ficarão em Portugal por um período superior a 1 ano, realizando uma graduação, mestrado ou doutorado, um estágio, ou um trabalho voluntário.
- Visto D5
O visto de estudo/ mobilidade é voltado para aquelas pessoas que já estão estudando na Europa. Logo, este visto permite que o interessado tenha mobilidade e realize uma formação em Portugal
Quais os documentos para os vistos de estudo?
O principal documento para se ter em mãos inicialmente é a carta de aceite da instituição e de efetivação da matrícula. Posteriormente, os documentos necessários para se providenciar são:
– Requerimento preenchido
– Comprovante de meios de subsistência em Portugal
– Comprovante de alojamento em Portugal
– Passaporte válido
– Cópia da carteira de identidade
– Atestado de antecedentes criminais
– Seguro médico internacional
É possível estudar e trabalhar em Portugal com este visto?
Sim é possível! Contudo, é necessário que você saiba que, se você obteve o visto de estudante, a sua prioridade é o estudo. Logo, se você for trabalhar em Portugal com visto de estudante, o seu trabalho não poderá atrapalhar na carga horária do estudo.
Logo, se caso você vier para Portugal fazer um mestrado com aulas três vezes na semana durante o período da noite, por exemplo, você poderá trabalhar durante o período da manhã e tarde, contanto que não atrapalhe os seus estudos.
A vantagem de poder trabalhar em Portugal enquanto estuda é que não há limite de horas semanais, ao contrário de outros países da União Europeia em que o limite para se trabalhar enquanto estuda é de 20 horas semanais.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares! E se você quiser saber mais sobre como morar em Portugal, clique AQUI
Conheça também sobre Mestrado Em Portugal: Tudo O Que Você Precisa Saber